Cutelaria - Facas Artesanais

Os trabalhos em cutelaria iniciaram de forma progressiva e continuam a progredir. As primeiras afiações nos anos 70 foram num pequeno jogo de formões, pois a faca de cozinha era proibida. Neste jogo havia uma pequena pedra, de um lado plana e do outro um sulco côncavo, as diminutas dimensões não permitia que os movimentos fossem amplos, o que dificultava a afiação. Posteriormente os formões da marcenaria a pedra d'aqua de meu avô, com quase 30 cm facilitava a definição dos ângulos das ferramentas. Após essa fase o início na tornearia e ferramentaria com dezenas de ferramentas para afiar por dia.

Nos anos 90 as primeiras facas eram pequenos estiletes, feitos a partir de lâminas para serras de ferro. Geralmente a bainha e o cabo eram do mesmo pedaço de madeira, o desafio era esconder a junção. Na época a oficina só contava com um pequeno esmeril, lixas e pedra, permitia realizar afiações e recuperações de cabos e facas.

Os conhecimento de ferramentaria são fundamentais na produção das facas artesanais, entretanto os aspectos históricos auxiliram a compreender que facas são mais como meras chapas de bordos delgados, elas fazem parte da trajetória dos povos. Ora marcada por lutas e ora marcada por construções, não há como imputar aos instrumentos de corte uma qualidade única, o que nos leva a obrigatoriedade da moeda, tradição nas lâminas e após Jonas* torna-se-ia uma boa prática para as penas ;)


Cutelo SAE 5160

cutelaria artesanal em florianopolis cutelo

Faca churrasco 10”

faca artesanal faca churrasco florianopolis

Festonê no cabo

faca trabalho macrame floripa

Faca utilitaria

faca artesanal utilitaria pequena feita a mão em floripa

Faca churrasco 9.5”

faca artesanal churrasco 9.5 cutelaria florianopolis

Polimento de faca

polimento lamina faca em floripa

Um presente de pai para filha, as décadas de uso ganharam cara nova após o polimento e afiação.


Polimento cabo chifre

restauracao de objetos em florianopolis

Cabo em canela preta

cabo restauracao em floripa


* veja: Jonas, H.   O principio da responsabilidade
lâminas vs penas: quem ceifa mais vidas?



Ilha de Santa Catarina - Florianópolis - SC


cutelaria artesanal floripa sc