Metal

Faca utilitária pequena

A cliente adora trilhas e sempre que pode está em meio a mata, entretanto não gosta de facas grandes e sabe que seu canivete não é bom para determinados trabalhos. Estava com dificuldade de encontrar um produto que a agradasse e num café saiu o esboço dessa pequena faca, um pouco maior que uma faca de pescoço ("neck knife"). Empunhadura e guarda para proteger a mão da usuária. Como ela disse: "uma faca suficientemente forte para ser uma ferramenta e não um brinquedo."

O material escolhido foi um disco de arado, provavelmente SAE 1075. A lâmina foi cortada, recozida e após o desbaste, foi temperada, revenida e polida. O cabo em duas metades de canela impegnada com óleo de sassafras.

O resultado final foi uma faca leve e robusta (full tang), lâmina aprox. 65 mm, dorso 4,5 mm, comprimento total 165 mm e fio convexo. A dureza ficou em torno de 52 HRC. As marcas de corrosão do disco foram deixadas não só para conferir um aspecto rústico, mas também para lembrar que a trajetória desse aço é de muito trabalho.


small survival knife

small survival knife

small survival knife

small survival knife

small survival knife






Ilha de Santa Catarina - Florianópolis - SC


atelie cova do lobo metal madeira restauracao